sábado, 1 de outubro de 2011

Land Rover Long 109" Series III


40 anos dos Land Rover Séries III (1971-1985)

Land-Rover Long 109” Series III

GZ-03-77 Chassis n.º 94528226C

- Motor 6 cilindros em linha (straightsix) IOE (Inlet-Over-Exhaust) de 2.625 cc e 71 cv às 4.500 rpm

- Carburador Zenith 175 CD 2S. Consome gasolina 98 com aditivo para substituir chumbo.

- Velocidade máxima de 117 Km/h e consumo médio de 18,8 litros/100 Km. Depósito de 77 litros

- Caixa de 4 velocidades sincronizadas + marcha atrás, redutoras e overdrive.

Breve história: Veículo importado de Solihull (UK) em CKD (Complete Knock-Down) e montado em Portugal para os Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros em Tondela, sob tutela da British Leyland de Portugal, especificamente como Ligeiro Tipo Pt. Soc. P/ Ext. Incêndios com Caixa Especial e lotação de 3 + 4 tendo obtido homologação única nacional (199830028323000) em 7 de Setembro de 1981.

Comprado pelos actuais proprietários (Fernando e Luís Ramos) em Junho de 2010 e totalmente reconstruído/restaurado até Abril de 2011 tendo sido novamente alvo de aprovação para uso civil como ligeiro de mercadorias de caixa aberta com ou sem cobertura com lotação de 3 lugares sendo alvo de nova homologação única nacional (2011400164830000).

A operação de recuperação da viatura foi superintendida pelos proprietários, tendo como base os séries III utilizados pelo exército Inglês em 1990 na Guerra do Golfo, e foi efectuada nas instalações da MONSTTER.PT à excepção do motor e caixas de velocidades e transferências que foram assistidas na AUTO BOM SERVIÇO. Ao todo estiveram envolvidos 62 fornecedores de peças e serviços (43 nacionais, 17 Ingleses, 1 Americano e 1 Italiano) sendo que, para além dos dois já referidos, os mas relevantes foram a MOTORMÁQUINA (PT) e a PADDOCK (UK).

Para além da originalidade do restauro foi-se um pouco mais além adaptando o veículo a uma circulação mais segura e adaptada às necessidades do século XXI. Assim incluiu-se:

- Substituição das molas de lâminas por molas parabólicas;

- Ignição e bobine electrónicas;

- Faróis Cristal Clear de halogéneo H4;

- Bancos e cintos de segurança tipo “County” da última geração dos séries III;

- Conta rotações, manómetro de pressão de óleo e tomada de corrente 12v tipo isqueiro;

- Lava vidros última geração séries III utilizada na guerra do golfo;

- Espelhos laterais de última geração;

- Overdrive da Fairey;

- Servo Freio;

- Diferencial traseiro tipo Salisbury;

- Cubos de roda livre da Selectro (new old stock);

- Todos os semi-eixos de 24 estrias;

-Cintos de segurança com apoios personalizados;


- Rocksliders;


1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite, seria possível dizer-me a referencia da cor do seu serie? Já agora aproveito para o felicitar pelo trabalho realizado!

O meu contato: luisopeixoto@gmail.com

Cump.,

Luis Peixoto