domingo, 22 de maio de 2011

Como vai funcionar a Sede?

Aos Puros e Duros (aqueles que constam na lista do Blog!)
Pedia a todos que esta semana sugerissem algumas ideias acerca de regras que sejam importantes definir para utilizarmos a sede e tudo o que achem pertinente.

Penso que a base desta sede deverá manter-se, ou seja, Garagem para fazermos pequenas reparações aos nosso LR e armazenar algum material. sem fins lucrativos.
É importante definir como se cobra trabalhos exteriores ( na minha opinião, quem utilizar espaço para reparar carros fora do grupo deixa p.ex 10% do custo da MO para a sede)
Acho importante definir o espaço que fica disponível para armazenar o material, a utilização das ferramentas, os responsáveis por as chaves .....

Vamos ter que adquirir algum material (massa lavar mãos, luvas, cola pernos, massa rolamentos, massa cobre, massa juntas, lubrificantes, prensa, pistola ar quente, máquina de pressão, electricidade) com um orçamento de 500€ penso que cobre tudo.

É preciso confirmarem quem está interessado em participar nesta Cooperativa, para tratar de dar inicio aos trabalhos, porque o espaço está pronto!! :)

9 comentários:

Joaquim Pedro Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaquim Pedro Monteiro disse...

Em resposta ao Bré:

A saudável gestão deste espaço é que vai ser difícil. penso que vc´s deveriam nomear uns responsáveis, para depois aplicarem o que ficar decidido.

Para já deveria-se cotizar uma quantia mínima estilo 1 euro, para se pagar agua e luz, mesmo que não haja oficina a trabalhar.

depois se a oficina for rentável deixara de ser necessário, mas isso numa 1ª fase, é sonhar demais e complicará muito a situação.

Depois tem de ser definir quem poderá frequentar a oficina e em que moldes.

Por quanto tempo poderá ter lá um carro e enquanto tiver lá um carro se terá uma chaves...

Criar uma tabela com fila de espera para que não haja confusões.

Como se "requisita" a garagem para um trabalho? A quem se requisita?

Como será a utilização da ferramenta, quem será responsável pela mesma, quando se estragar o que fazer?

Quem não participar do investimento inicial, como funcionara depois?

Alem disso penso que seria interessante realizar-se uma (ou mais) reuniões para se debater estes pontos e outros de interesse.

Isto é apenas ideias, não quero de modo algum semear a confusão.

Abraços
JP

P.S. Não enviei para toda a gente pois não tenho os emails (Ex: Nuno para, etc etc)

Labareda.com disse...

Também colocava ai nessa lista uma maquina de lavar a pressão(importante), uma esmeriladora, torno de bancada, uma bancada à Homem, prensa hidraulica, maq. de soldar...

Penso que podiamos comprar ferramenta aos poucos, por exemplo, se cada um dos membros desse uma mensalidade de 10-20€, já cobria os custos e juntávamos para investimentos na sede.

Podemos definir a regra do Dízimo, como modo de gerar renda à sede. Por exemplo; trabalhos de mecânica para terceiros, 10% para a Associação. Venda de T-shirts com o Logo dos Puros e Duros, 10% do lucro... e assim por diante.

Uma coisa que não concordo é que as cervejas e mines sejam consideradas despesas do grupo. Penso que devemos colocar uma caixa para as pessoas colocarem uma moeda para cada bebida q tomarem e assim pagar a despesa.

Joaquim Pedro Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaquim Pedro Monteiro disse...

Eu comprei uma maquina de lavar a pressão há um mês atrás e tenho a minha antiga que posso emprestar para ficar ai até acabar, esta a funcionar muito bem 100bar. de qualquer das maneiras arranja-se a 100 euros no Lidl... quando aparecem senão é um pouco mais.

Uma prensa andei a namorar ha pouco tempo mas são caras... a não ser que se faça uma... não é assim tão dificel, até ja tirei medidas e fotos de uma. senão no minimo são 500 euros.

Maquina de soldar electrodos (que se clhar pouco importa, tambem posso fornecer, pois tenho uma e quase nunca utilizei... até porque não tenho jeito para a coisa.
Mas o ideal seria ter uma Mig/Mag.

Um estojo de ferramentas pneumáticas custa 70 euros com 4 peças (pistola para as porcas das jantes, aparafusadora horizontal, esmeriladora e ponteiro)

Um torno de bancada decente tambem custa alguns euros...

A bancada há homem é comprar o ferro e as chapas e ser feita por nós a medida.

Tenho muita ferramenta, mas essa posso emprestar e não dar ao contrário das outras peças referidas acima que seriam doadas ao grupo!!!

Abraços
JP

P.S. quanto as coisas satélites como comes e bebes, podia-se ter preços baratinhos mas com uma margem que dê para pagar as despesas de quem vai buscar e deixar algum para se ir melhorando as instalações... estilo maquina de café, etc etc

Joaquim Pedro Monteiro disse...

a pedido do LUIS RAMOS:

(Jp, reencaminha o e-mail sff que não estou a conseguir reencaminhar para todos. Abraço)

Boas a todos!
Quanto à gestão deste do espaço e a nível de quem tem acesso estou com o Bré e é fácil de resolver.

Está já na garagem um quadro branco com os nomes de quem está responsável pelo espaço, e na minha opinião não se alarga os horizontes por várias razões.

Primeiro porque quem lá está são aqueles que sempre se interessaram por ter este espaço e que até agora contribuíram para a arrumação e melhoramento das suas condições.

Segundo porque acho que são pessoas de confiança e com mentalidade suficiente para se responsabilizar caso aconteça alguma coisa.

Em terceiro porque são realmente os que fazem parte do grupo "puros e duros" (Não descuidando aqueles que fazem parte deste grupo e não estão interessados em usar o espaço!) e conhecemo-nos todos uns aos outros relativamente bem. Não estou a falar de aqueles que têm autocolantes nos carros ou t-shirts (algumas contrafacção: P) e que só aparecem uma vez ao ano, em vez de quase todas as quintas feiras como muitos de nós. Contando por alto somos uns 10… Quanto aos acessos de outros? Tudo bem, para entrarem precisam de estar com pelo menos uma pessoa que está presente no quadro, que por sua vez tem acesso à chaves do portão. Basta haver 4 ou 5 chaves, pois moramos todos perto uns dos outros e assim é mais fácil o controlo de extravios de chaves.

E depois temos a parte moral da coisa... Por exemplo, caso haja uma máquina de soldar. Eu não sei soldar, mas gostava de aprender. Agora não vou tentar soldar seja o que for se estiver sozinho ou sem alguém que saiba fazer correndo o risco de algo correr mal. Penso que o mesmo acontece com quem vai estar envolvido.

O facto de se danificar ferramentas é um risco que vamos ter que correr e cabe a cada um saber se é capaz de assumir as responsabilidades de um acto ou não.

Quanto à questão dos comes e bebes, concordo com o Maurício e sou a favor de colocar lá uma caixinha para pagar as cervejas, sendo que quando alguém for comprar coloque o talão lá no quadro (como já foi feito com o que foi comprado até agora) e retire o dinheiro da lata correspondente ao que pagou no supermercado. Há também um livro de presenças que deve ser assinado sempre que alguém lá for, referindo quem esteve, o que usou e o que fez. Mais uma vez leva-nos à questão moral e honestidade de cada um. E já agora, é a minha opinião, acho totalmente desnecessário colocar uma máquina de café lá dentro pois existe um café nem a 100 metros e sai mais caro pagar a luz e comprar a máquina mais o café do que atravessar a rua e pagar um.

Em relação a mensalidade, acho justo, estamos a usufruir de um espaço que sempre quisemos ter, com a vantagem de a renda a pagar por cada um reverter para a compra de material e não para o aluguer do espaço físico!

Digam mais coisas!

Abraço
Luis Ramos

Joaquim Pedro Monteiro disse...

In Teófilo

Boas ppl,
Só vou dizer uma coisa!

Temos que marcar uma reunião para tratar deste assunto de uma forma séria.
Não podemos esquecer que o espaço, não é uma oficina e não é nosso. Temos que avançar com calma.


Abraços

Teófilo

PBre disse...

Bom !!
Parece que já está a ficar alguma coisa definida !
Uma reunião na Tertulia e penso que chegamos a acordo de regras !!
Vamos começar a tratar dos LR !! Há vontade e espaço !

Piu disse...

Ficou definido alguma coisa na tertúlia de ontem?